Sociedade dos Poetas Mortos – porque é meu filme preferido

Se sou cinéfila ou não, não importa. Gosto muito de filmes, desde que me conheço por gente, mas não necessariamente tenho assistido a todos os filmes que gostaria, seja por falta de tempo, seja por… falta de tempo! Que triste isso… Não quero iniciar o ano com mais uma “lista de metas”, mas certamente fiquei em débito comigo mesma no ano passado por não ter dado espaço a uma de minhas grandes paixões.

Deixando isso um pouco de lado, hoje gostaria de falar de um filme em especial: “Sociedade dos Poetas Mortos”. Este é, de longe, o filme da minha vida. O filme é de 1989 e ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Há algumas cenas que me marcaram:

  1. Quando um dos estudantes, representado pelo maravilhoso Ethan Hawke, recita um poema, de olhos fechados, estimulado por seu professor (com atuação inesquecível de Robin Williams), para vencer sua timidez quase incapacitante.
  2. Quando outro estudante (numa atuação melancólica e linda de Robert Sean Leonard), que quer ser ator, vai atrás de seu sonho, atua na peço do colégio, contra a vontade de seu pai, e é aplaudido.
  3. O mesmo estudante, ao ser proibido de continuar atuando, tira a própria vida em uma das cenas mais marcantes de todos os tempos.
  4. O final do filme, épico, em que os alunos se levantam sobre suas carteiras e dizem: “Oh Captain, my Captain!” para o professor que parte da escola, sob falsas acusações.

Este filme, e estas cenas, representam, para mim, a busca pelo sonho, a persistência, a capacidade de acreditar em si mesmo e não desistir. Além disso, o filme é todo envolto em poesia, o que o torna ainda mais encantador. Foi a primeira vez que chorei copiosamente em um filme e que pensei que nunca iria conseguir me recuperar. Eu era uma adolescente sonhadora e gostava de escrever poemas. Foi um verdadeiro presente. Até hoje, me emociono e sou apaixonada por esta película.

Publicado por

Eli Leite

Apaixonada por livros, filmes, poesia, textos, histórias e estórias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.