Mark Manson: “The Subtle Art of Not Giving a F*ck”

Devo admitir que estava com um pé atrás com esse livro. Achei que seria mais daqueles que querem ser “disruptivos” mas que, ao final, não tem o que dizer.

Ledo engano. Felizmente, se trata de um livro bem escrito, com uma lógica de raciocínio que leva o leitor a visitar alguns “dark spots” de sua vida e pensar sobre como agir com relação a tudo isso daqui para frente.

Outra coisa, feia, que tenho que confessar se refere à preguiça de ler livros em inglês… pois é, não faz o menor sentido e, aos poucos, estou corrigindo isso… Este livro eu li em inglês e isso fez toda a diferença. Traduzir “to not give a fuck” para “ligar o foda-se” não é, na essência, a mesma coisa. Existe toda uma ciência, por assim dizer, na expressão “fucks given”. Como traduzir? Digo isso porque existem algumas perdas nas traduções, que não comprometem a mensagem final, mas podem fazer com que a experiência seja menos prazerosa.

Enfim, sobre o livro: gostei! A escrita é fluida, bem- humorada e certeira. O autor se propõe a ir contra a maré de livros de auto ajuda e faz um bom trabalho. Li com vontade e refleti muito sobre como os pensamentos dele podem se aplicar em minha vida e me fazer mudar. Não me achar “entitled” a nada e, realmente, abraçar minhas imperfeições e seguir a vida sem mimimi.

Gostei dos exemplos que o autor trouxe para ilustrar as ideias que queria explorar. Deu uma dinâmica interessante aos capítulos

Acho q o mais difícil, pela natureza do homem, é não se importar com pequenezas. Não remoer minúcias. Não se vitimizar. Não tornar tudo uma questão de vida ou morte. Quando se consegue, de fato, se importar com o que realmente importa, está aí a chave para realizações e sensações mais significativas. Fácil falar… é um exercício diário, penso eu, que da trabalho, mas que tem sua recompensa. E isso se aplica a tudo: relacionamento, trabalho, projetos …

Recomendo a leitura!

Publicado por

Eli Leite

Apaixonada por livros, filmes, poesia, textos, histórias e estórias

2 comentários em “Mark Manson: “The Subtle Art of Not Giving a F*ck””

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.