Filme: O Espelho Tem Duas Faces – uma reflexão

Ela acredita que não é bonita como a irmã, é subjugada pela mãe e, por isso, se anula, se esconde. Ah, mas essa narrativa do filme parece muito óbvia… Do que ela se esconde? Do que nós nos escondemos? Por que usamos roupas que nos tornam ainda maiores, ou mais apagadas? Por que temos que odiar nossa aparência para então nos tornar algo “melhor”? Por que aceitamos toda essa raiva do mundo com relação à nossa aparência? Por que não sabemos o que é ser bonita? Por que bonito não é o que vemos diante do espelho?

E então a personagem de Barbra Streisand se transforma… mas continua sendo ela mesma na essência. E daí que ela quis perder peso? E se quisesse continuar gordinha? E daí que ela quis pintar o cabelo? A amiga dela acha ruim por ela não continuar a ser “feia”, mas depois entende que isso é uma escolha. E somos livres para escolhermos. Somos mesmo? Deveríamos, pelo menos. Uma coisa é se abraçar, se aceitar, se cuidar. Outra é ser vítima da indústria da beleza, sofrer por não atender a padrões inventados, se agredir para agradar a todos menos a si mesma. Até onde sabemos o limite? Ser inteligente é ser feia? Ser bonita é ser burra? Por que opomos uma coisa à outra? Ou, pior ainda, por que essa dualidade? Bonita/feia x burra/inteligente. Quem cuida de si, quem não cuida, quem tem vaidade, quem não tem… Isso por si só não define uma mulher. Volto, assim, ao título do filme: O Espelho Tem Duas Faces. Tudo nosso tem 2 faces. Lamento se você acreditou que não. Uma face? Não… O que é bonito, é feio. O que é certo, é errado. O que machuca, fortalece… e o que constrói, destrói…

Obrigada, Barbra, por esse filme maravilhoso, com um final maravilhoso, música perfeita e que me faz refletir sobre a minha relação comigo mesma.

Não assistiu ainda? Recomendo fortemente! Disponível no Netflix!

Publicado por

Eli Leite

Apaixonada por livros, filmes, poesia, textos, histórias e estórias

2 comentários em “Filme: O Espelho Tem Duas Faces – uma reflexão”

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.