Livro – “Controle” (Natalia Borges Polesso)

Fui ao lançamento do livro na Livraria da Travessa ( R. dos Pinheiros, 513 – Pinheiros, São Paulo) no dia 28/09/2019, com uma grande amiga. O que me interessou foi saber que Natália Borges Polesso já havia lançado um livro de contos “Amora”, vencedor do prêmio Jabuti. (Este livro já está na lista de próximos).

Comecei a ler o livro no dia seguinte e terminei em 1 semana! O livro é muito bem escrito, com uma história que chega a ser aflitiva, e talvez o seja realmente. Retrata a vida de uma menina que convive com a epilepsia, condição que permanece com ela até a vida adulta. A forma da narrativa é interessante porque, além de ter um ritmo acelerado, mistura letras da banda New Order (banda favorita da protagonista, Nanda). Achei bastante original e me prendeu a atenção até o fim. Em algumas partes, eu cantarolava a música mentalmente.

A autora consegue fazer com que tenhamos empatia por Nanda, ao mesmo tempo que nos dá vontade de entrar no livro e dar um chacoalhão nela, coisa que os amigos Joana e Davi tentam fazer. Fiquei imaginando como deve ser horrível passar pela adolescência e juventude de uma forma quase apática e sem viver. Imaginava a mim mesma tendo que passar por isso, dentro do meu quarto, da minha casa, e me deu muita aflição.

Parabéns à autora, que produziu uma bela obra, sem rodeios, sem dourar a pílula e com um toque de originalidade. Vou aguardar os próximos livros!

Publicado por

Eli Leite

Apaixonada por livros, filmes, poesia, textos, histórias e estórias

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.