Listas

Você faz listas? Eu faço. Não sou exatamente “a louca das listas”, mas gosto de, eventualmente, pegar um caderno ou o bloco de notas do celular e mandar uma lista de “to do´s”, compras, lembretes. Minhas listas, ultimamente, têm sido simples. Há um tempo, fiz lista de projetos, viagens, atividades a longo prazo. Não sei se por conta da Pandemia, tenho pensado a curto, no máximo, médio prazo. Porém, algumas coisas aconteceram e eu me peguei olhando para o futuro e me questionando – o que farei?

O que estou deixando de fazer devido à rotina que me engole? O que não estou enxergando ou o que estou negligenciando? Taí uma lista que eu poderia fazer.

O gatilho para esta reflexão veio de duas formas: uma foi a leitura (em curso) do livro “Talvez Você Deva Conversar com Alguém” (Lori Gottlieb) e outra de uma conversa com meu pai. No livro, a autora fala, em um determinado capítulo, sobre uma “lista” cujo mote é: “antes de morrer, eu…” Ela discorre sobre o fato de que prolongamos, ou ignoramos, a morte ao imaginar coisas que faremos durante a vida (mas que não necessariamente faremos ou, ainda, colocamos uma data). Sem saber ao certo quando morreremos, dizemos coisas como “antes de morrer, vou conhecer a China”, ou algo parecido. Agora, imagine que você saiba que sua morte está próxima. Que em um ano você partirá. Concorda comigo que essa lista toma um corpo e um sentido completamente diferente? Você pode passar a focar em relacionamentos, ações simples, ou mesmo colocar em prática projetos que sempre quis tirar do papel.

Na conversa com meu pai, que completou 87 anos em 2021,ele disse “eu não temo a morte. Não sei quanto ainda viverei, mas não tenho esse medo, que muitas pessoas têm.” Essa frase dele me remeteu a uma conversa que tivemos há muitos anos, quando eu era criança. Lembro-me claramente dele fazendo a barba  e eu perguntando sobre a morte. Ele, de uma forma muito natural, explicou que a morte fazia parte da vida e que não havia porque temê-la. Explicou que as pessoas ficavam tristes (luto), mas que a vida não parava para quem ficava.

Juntando esses dois momentos, fiquei pensando sobre minha lista. Compartilhei esse pensamento com uma amiga e propus que fizéssemos uma lista de 10 coisas que faremos “antes de morrer”.

Não foi fácil fazer a lista e tenho certeza de que a minha contém coisas que talvez eu não faça porque o tempo, ah o tempo, passa e tudo muda. Antes da Pandemia, eu não havia parado para pensar que, por uma questão sanitária, não poderia viajar por mais de um ano e meio. Eu amo viajar. Adiei viagens que poderia ter feito antes. Por que? Porque eu achei que teria tempo e oportunidade de fazê-lo livremente.

E você? O que adiou e agora não pode fazer porque estamos em meio a uma Pandemia?

A lista poderia ter outro título, como “depois que a Pandemia acabar, eu…”, mas eu não sei como e quando isso vai acabar, o que vem pela frente…

Portanto, quero manter a forma original. Aqui vai minha lista:

Antes de morrer eu…

  1. Vou para a Itália
  2. Vou morar no interior
  3. Vou escrever um romance épico
  4. Vou escrever um roteiro de curta metragem
  5. Vou escrever um roteiro de filme
  6. Vou conhecer o Leste Europeu
  7. Vou para São Francisco
  8. Verei meu afilhado crescer e realizar seus sonhos
  9. Verei o Patriarcado cair
  10. Visitarei a vindima em São Joaquim, SC.

Veja… não é fácil. Fiz o que veio à minha mente no momento, fechei os olhos e, de verdade, ouvi meu coração. Como falei, viajar é algo de que sinto muita falta.

Quem sabe, eu consiga “ticar” esses itens, de fato, antes de partir desse mundo…

Eliana Leite

11/06/2021

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s