Resenha – Worth (Netflix)

Filme “Worth”(Quanto Vale?), estrelado por Michael Keaton, Stanley Tucci e Amy Ryan, disponível no Netflix.

Sinopse: Após os ataques de 11 de setembro, um advogado enfrenta uma batalha ferrenha para criar um fundo de compensação pelas vidas perdidas. Baseado em fatos reais.

O filme começa com o advogado Ken Feinberg (Michael Keaton) fazendo esta pergunta a seus alunos: quanto vale uma vida? Em termos jurídicos, ele quer dizer. E dá um exemplo qualquer para ilustrar seu ponto de vista. E então, em seguida, ocorrem os atentados de 11 de setembro e o mesmo Michael Keaton é nomeado uma espécie de gestor do fundo do Governo destinado a indenizar as famílias das vítimas. E assim, segue o filme, mostrando como o valor de vidas é algo muito complexo e não sujeito a fórmulas prontas, bem como a diferença de visões de determinados grupos econômicos frente à visão do ser humano que perdeu alguém. Os diálogos entre Ken e sua sócia, Camille Biros (Amy Ryan, de “Lost Girls”) são uma demonstração clara de como nada nesse processo é definitivo e cristalino e que cada indivíduo merece uma atenção especial, ao contrário do que Ken acreditava. Além disso, temos os diálogos muito bem construídos entre Ken e Chalres Wolf (Stanley Tucci), este um viúvo cuja esposa morre nos atentados.

O resultado disso tudo é um filme de excelente qualidade, denso, forte, que nos faz refletir muito sobre nossos pensamentos e atitudes, especialmente os pré-concebidos. Nos faz voltar para aquela fatídica data e ver as coisas não com olhos políticos, mas com olhos humanos e pensar no impacto na vida de cada um que foi vítima, seja o zelador, o bombeiro, o CEO, a advogada, a estagiária, aquele que estava de passagem para tomar um café com um amigo…

Recomendo o filme pelo ótimo roteiro, com essa linha-mestre voltada para o aspecto jurídico e as consequências nas vidas das pessoas, e, ainda, pelo elenco brilhante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s